CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Foto áerea do CTI

O CTI Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Além disso, atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A intensa interação com os setores acadêmico, por meio de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, faz do CTI uma instituição capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) diversificado, focado em prover soluções para o mercado e para sociedade. As atividades do CTI integram também a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.​

Atividades relacionadas à programação

Data : 25/10/2017
Hora evento:
10h00
Capacidade: 30

Atividade 12: Visita institucional guiada

Duração: 2 horas

Data : 27/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

Atividade 10: oficinas alternadas 10

- Estudando fração com o Monocórdio de Pitágoras
- Cordas Vibrantes
- Jogo da Senha Acessível

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data : 26/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

Atividade 11 - Cine debate: Estrelas além do Tempo

Projeção do filme "Estrelas Além do Tempo", na sequência haverá uma discussão com a presença de mulheres que construíram suas carreiras no campo da ciência e da matemática.

Duração: 3 horas

Data : 25/10/2017
Hora evento:
15h00
Capacidade: 30

Atividade 12: Visita institucional guiada

Duração: 2 horas

Data : 26/10/2017
Hora evento:
10h00
Capacidade: 30

Atividade 12: Visita institucional guiada

Duração: 2 horas

Data : 26/10/2017
Hora evento:
15h00
Capacidade: 30

Atividade 12: Visita institucional guiada

Duração: 2 horas

Data : 24/10/2017
Hora evento:
16h00
Capacidade: 30

Atividade 13: Minicurso - Orientação sobre acessibilidade na web

Duração: 3 horas

Data : 25/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

A matemática por trás da animação por computador.
Há mais de 20 anos, com o lançamento de "Toy Story" (Disney/Pixar), em 1995, as animações por computador entretêm e encantam milhões de pessoas mundo afora. São tantas as histórias e emoções trazidas com o auxílio da Computação Gráfica que, muitas vezes, nem nos damos conta de quanta Matemática há por trás dessas superproduções do cinema.
Este minicurso tem como objetivo mostrar, de forma prática, por meio do uso de um software livre de Computação Gráfica (o traçador de raios "POV-Ray"), como a Matemática tem seu papel nos bastidores dos efeitos, cores e formas que possibilitam "dar vida" a personagens do cinema de animação.
Metodologia:
- Introdução a sistemas de coordenadas cartesianas no plano e no espaço;
- Desenho de objetos a partir de formas elementares, como esferas, caixas e cilindros;
- Posicionamento de objetos numa cena virtual simples;
- Posicionamento de câmera e luzes numa cena virtual simples;
- Experimentos com operações geométricas como translação, rotação e escala;
- Geração de sequências de imagens que, ao serem "agrupadas", transmitem a sensação de animação.

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

A exposição permanecerá durante toda a semana, de 23 a 29 de outubro, e apresentará retratos paisagísticos do Câmpus Campinas, sob a ótica dos alunos dos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio. Parte de estudos sobre a compreensão das diferentes interpretações do conceito paisagem e do entendimento de como, no decorrer dos anos, a pintura de paisagem foi se modificando, sob a influência de artistas (como Claude Monet, Paul Cézanne, Vicent Van Gogh, André Derain, Salvador Dali, dentre outros) e das necessidades das sociedades vigentes. Considera a paisagem produto das relações humanas, da interrelação entre homem, natureza e sociedade, capaz de expressar e traduzir elementos materiais e simbólicos, passíveis de múltiplas leituras e justifica-se pelo fato da importância de se desenvolver a sensibilidade estética e a observação acurada do ambiente em que vivemos. Não apresenta imagens fiéis ou fotografias que reproduzem de modo naturalístico o espaço, mas interpretações individuais compostas a partir da elaboração de esboços e estudos sobre formas, cores, símbolos e movimento. As pinturas expostas estão relacionadas com os diferentes modos de ver e perceber o local em que tais estudantes passam a maior parte de seu tempo.

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Atividade 17: OpenCon 2017
Os eventos satélite OpenCon são uma parte crítica da comunidade, permitindo que o espírito da reunião global atinja mais pessoas. Desde 2014, mais de 4000 pessoas participaram de mais de 70 eventos de satélite em 32 países. Os eventos de satélite OpenCon realizados em parceria com a conferência principal podem ser de qualquer tamanho, em qualquer lugar, a qualquer momento e estão abertos a qualquer pessoa. O evento do OpenCon 2017 Campinas será durante a SNC-CTI e tratará de Acesso Aberto, Educação Aberta e o Dados Abertos. O evento ocorre em parceria com o CTI Renato Archer, porém é organizado pelos professores do Instituto Federal de São Paulo campus Campinas.
 

+ Sexta-feira

Data : 28/10/2017
Hora evento:
09h00
Capacidade: 30

Atividade 18: WASH! - Workshop para Aficionados em Software e Hardware

Objetivo: desenvolver habilidades relacionadas aos conhecimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação, utilizando a programação de computadores.

Data : 23/10/2017
Hora evento:
09h00
Capacidade: 30

Atividade 1: oficinas alternadas 1

- Arte da Matemática
- Estudando fração com o Monocórdio de Pitágoras
- Pêndulo de Foucault

​Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.

Duração: 3 horas

Data : 23/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

Atividade 2oficinas alternadas 2

- Pêndulo de Foucault
- A arte da Matemática
- Matemática e Tecnologia Assistiva: uma combinação que tem tudo a ver
 

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data : 24/10/2017
Hora evento:
09h00
Capacidade: 30

Atividade 3: oficinas alternadas 3

- Pêndulo de Newton
- Arte da Matemática
- Cordas Vibrantes

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Atividade 4 - Oficina: Jogo da Senha Acessível

Estímulo ao exercício de dedução e inferência matemática. Objetivo: estimular o exercício da dedução, inferência, hipótese e análise combinatória por meio de um jogo acessível, trazendo também o conceito de

universalidade e inclusão no jogar e aprender. Metodologia: construção de um tabuleiro e fichas acessíveis, por dupla, para o Jogo da Senha Acessível, sensibilizando os alunos quanto à inclusão de pessoas com deficiência, participação social e escolar e acessibilidade. Além disso, ao construir o próprio tabuleiro estimula-se a coordenação motora, a criatividade e a cooperação; apresentação das regras do jogo; realização de uma partida de Jogo da Senha, possibilitando o desenvolver lúdico de conceitos matemáticos e lógicos, como a dedução, a inferência, hipótese e análise combinatória. A interação em dupla durante o jogar também estimula os sensos de respeito e companheirismo.

Duração: 50 minutos

Data : 24/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

Atividade 4: oficinas alternadas 4

- Introdução à captura de movimentos para animação 3D
- Demonstração de cães de guerra do Exército
- Estudando fração com o Monocórdio de Pitágoras

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Atividade 5 - Oficina: Demonstração de cães de guerra do Exército

Os cães acompanham os homens há muito tempo. Isso pode ser confirmado nas cavernas onde foram encontrados desenhos que mostram a ligação de nossos ancestrais com lobos, em trabalho mútuo. No Exército Brasileiro, o emprego de cães nas operações militares devido às qualidades naturais do animal. Os cães de guerra “Dogshow” farão uma apresentação para o público presente, no contexto das missões de comunicação social. Objetivo: apresentar o manejo de cães para o emprego militar na modalidade Dogshow. Metodologia: demonstração das habilidades dos cães em atividades de patrulhamento, guarda e obediência.

Duração: 50 minutos

Data : 25/10/2017
Hora evento:
09h00
Capacidade: 30

Atividade 5: oficinas alternadas 5

- Relógio Solar
- Introdução à captura de movimentos para animação 3D
- Pêndulo de Newton

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Atividade 6 - Oficina: Arte da matemática

Desde a Antiguidade a arte e a matemática caminham junto proporcionando novas ideias para a criação artística. Um dos exemplos mais conhecido são os trabalhos do artista renascentista Leonardo Da Vinci. Ele não era apenas artista, mas também cientista e engenheiro. Seus estudos refletem muito na criação de suas obras-primas, como por exemplo, a enigmática Monalisa, pois, foi utilizada a proporção áurea (constante real algébrica irracional – ϕ phi) para a composição da pintura. Dessa forma é possível perceber que as artes e a matemática caminhavam e caminham paralelamente, se cruzando e algum momento para criar uma arte diferenciada. Objetivo: apresentar ao público exemplos da matemática aplicada as artes, principalmente, os visuais. Com isso, o objetivo é fazer com que o público possa perceber que mesmo para a criação artística ela não é somente e puramente abstrata, mas que pode dialogar com outras áreas da ciência aplicada, como a matemática. Metodologia: será apresentado, de forma que o público possa compreender a proposta da atividade, imagens e teorias a respeito da matemática e as artes visuais. Logo após a apresentação teórica, de forma a interagir e fazer com que o público possa experimentar as funções matemáticas na arte, será exposto atividades práticas relacionadas ao tema.

Sumário: Matemática Fractal e o Design, Matemática e o origami, Matemática e a composição harmônica na pintura, Matemática e a figura humana

Duração: 50 minutos

Data : 25/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

Atividade 6: oficinas alternadas 6

- Matemática e Tecnologia Assistiva: uma combinação que tem tudo a ver
- Introdução à captura de movimentos para animação 3D
- Pêndulo de Newton

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Atividade 7 - Oficina: Um universo de matemática

Dinâmica mista entre exposições visuais curtas e atividades manuais e aplicativas. Objetivo: divulgação científica a fim de gerar ou ampliar a conscientização e a sensibilidade de jovens para o alcance e a relevância da ciência, mais especificamente através de alguns conceitos de astronomia e noções de matemática relacionadas. Metodologia: atividades interativas de caráter semi-lúdico e apresentações demonstrativas visuais com e sem mídia.

Duração: 50 minutos

Data : 26/10/2017
Hora evento:
09h00
Capacidade: 30

Atividade 7: oficinas alternadas 7

- Um universo de matemática
- Jogo da Senha Acessível
- Pêndulo de Foucault

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data : 26/10/2017
Hora evento:
14h00
Capacidade: 30

Atividade 8: oficinas alternadas 8

- Um universo de matemática
- Cordas Vibrantes
- Matemática e Tecnologia Assistiva: uma combinação que tem tudo a ver

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data : 27/10/2017
Hora evento:
09h00
Capacidade: 30

Atividade 9: oficinas alternadas 9

- Relógio Solar
- Um universo de matemática
- Introdução à captura de movimentos para animação 3D

Oficinas com duração de 50 minutos cada. Turmas de até 60 participantes. A turma será dividida em 3 grupos de até 20 pessoas possibilitando a rotatividade em todas as oficinas.
Duração: 3 horas

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 10: Cordas Vibrantes

Apresentar para os estudantes como as ondas se propagam a interferência do comprimento, tensão e densidade das cordas interferem com a frequência e na propagação de sons emitidos. Objetivo: estudar a relação entre o comprimento, tensão e densidade das cordas com a frequência de sons emitidos. Se acrescentarmos uma fonte de vibração controlável podemos estudar também: comprimentos de onda e frequência, tração na corda e frequência, ondas estacionárias, e outros fenômenos. Metodologia: demonstrar através da observação do fenômeno da produção sonora de uma corda vibrante, a matemática envolvida no fenômeno para os cálculos que relacionam frequências, comprimentos da corda, densidade das cordas. Todas as variáveis envolvidas são números, onde é demonstrado que a

natureza se expressa através da matemática.

Duração: 50 minutos

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 11: Estudando fração com o Monocórdio de Pitágoras

Mostrar a relação entre a matemática e a música. Objetivo: apresentar o experimento de Pitágoras onde observou a correlação da proporção numéricas harmonicamente com o som. Desta maneira, mostrar a relação entre a matemática e a música. Metodologia: ensinar a construção de um monocórdio simples utilizando material de sucata. Através de experimentação, o observador irá descobrir os sons agradáveis ao ouvido correlacionando-os ao comprimento da corda tangida no monocórdio

Duração: 50 minutos

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 1: Introdução à captura de movimentos para animação 3D

Apresentação do sistema de captura, fluxo de trabalho e comparação com sistemas tradicionais de animação 3D. Objetivo: familiarização com as tecnologias por trás do cinema de animação por captura de movimentos. Metodologia: experimentação das rotinas de uso do equipamento e simulação de um procedimento de captura e animação

Duração: 50 minutos

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 2: Matemática e Tecnologia Assistiva: uma combinação que tem tudo a ver

Os alunos aprenderão a usar o sorobã, (ábaco), recurso de origem japonesa utilizado por pessoas cegas no aprendizado da Matemática. Objetivo: propiciar aos alunos o contato com o Braille, do ponto de vista da formação de caracteres, por meio de um exercício de Análise Combinatória. Metodologia: a oficina será dividida em duas partes. Na primeira, os alunos aprenderão sobre recursos utilizados pelas pessoas cegas no Ensino da Matemática, e pensarão sobre a Educação Inclusiva. Eles aprenderão os fundamentos básicos do uso do sorobã, um recurso de tradição japonesa que foi adaptado para o uso dos cegos, mas que pode ter aplicação universal. Eles aprenderão a escrever os números no sorobã e a realizar operações matemáticas simples. Na segunda etapa, os alunos trabalharão em dupla, e cada dupla receberá um Gira Braille. Após a explicação de que o Braille contém caracteres formados pela combinação de seis pontos, os alunos, se forem do Ensino Médio, serão convidados a calcular, por meio de Análise Combinatória, quantos caracteres ao todo há no Sistema Braille. A resposta é 64 (2 elevados à sexta potência). Se os alunos forem do Ensino Fundamental, serão mostrados a eles os caracteres e a formação das letras, sem a realização deste exercício inicial.

Duração: 50 minutos

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 3: Pêndulo de Foucault

Objetivo: demonstrar o movimento periódico terrestre. O pêndulo de Foucault tem liberdade de oscilação em qualquer plano, este permanece oscilando num plano específico, porém a Terra gira, dessa forma observamos que o plano de oscilação pendular, em relação à Terra não permanece constante. Metodologia: a Terra é um referencial girante. Assim temos forças, como a de Corilis, que também pode ser observada. Medindo-se o período de oscilação do plano pendular, podemos determinar a latitude do local. O movimento pendular segue o sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul. T(l) = 24/sen l, l= latitude do local

Duração: 50 minutos

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 8: Relógio Solar

Através da observação da movimentação da sombra projetada, pela iluminação do sol, sobre um ponteiro, podemos determinar a hora local. Objetivo: observar da movimentação da sombra projetada, pela iluminação do sol, sobre um ponteiro, podemos determinar a hora local. Fazemos marcação sobre uma superfície, à qual fixamos um ponteiro, a sombra percorre uma trajetória sobre essa superfície, e sua posição determina a hora local. Entender desse fenômeno envolve a geometria entre o objeto, a sombra, o movimento de rotação terrestre, a posição do objeto sobre a superfície terrestre. A marcação na superfície envolve ângulos, de certa forma, trigonometria. Dessa forma podemos confirmar que a matemática está em tudo. Metodologia: cálculos dos ângulos a serem marcados na superfície, observação de localização local, direções: norte, sul, leste, oeste. Observação da movimentação

da sombra sobre a superfície.

Duração: 50 minutos

Data :
Hora evento:
Capacidade: 30

Oficina 9: Pêndulo de Newton

Demonstrar as relações matemáticas que envolvendo a variação comprimentos de cordas diversas para obter períodos de tempo específicos que entram em ressonância. Objetivo: demonstrar as relações matemáticas que envolvendo a variação comprimentos de cordas diversas para obter períodos de tempo específicos que entram em ressonância. Além de ser de fácil entendimento do ponto de vista matemático/físico esta montagem tem um ótimo apelo visual sendo considerado um dos primeiros exemplos de arte cinética como utilizado na abertura das Olimpíadas do Rio 2016. Metodologia: iremos construir um pêndulo de Newton de 20 a 30 elementos com esferas utilizadas em sinuca, com variação dos comprimentos de corda diversos, que embora tenham comprimentos diferentes tem a mesma constante de tempo explicado por simples relações matemáticas. Visando causar um impacto visual os elementos serão pintados com tinta fluorescente e expostos a luz negra de forma realçar apenas as esferas.

Duração: 50 minutos